sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cloud-computing ou computação nas nuvens

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em "computação nas nuvens". Hoje é um temo muito falado, é uma tecnologia que está despontando e atende a muitas necessidades das empresas de hoje.

Certamente você já precisou de um arquivo que estava salvo no seu micro de casa enquanto estava na escola, trabalho, casa de amigo e etc... e não tinha como acessar. É mais ou menos isso que a computação nas nuvens proporciona, nos dias de hoje, principalmente em empresas é muito comun o uso de ferramentas de acesso remoto, seja por rede local ou internet.

Acesso remoto é uma maneira que você de acessar um outro micro, um exemplo se você estiver na escola e precisa pegar um trabalho que você tem salvo no seu micro na sua casa, desde que seu micro esteja ligado e conectado a internet você acessa-lo de qualquer parte do mundo usando programas para isso, alguns deles abaixo:

LogMeIn
https://secure.logmein.com/BR/home.aspx

VNC
http://www.uvnc.com/

Mas isso é acesso remoto, um exemplo bem prático de computação nas nuvens é o webmail que temos em alguns provedores, seu webmail você acessa de qualquer lugar do mundo, o Orkut seria uma aplicação que também acessamos de qualquer lugar do mundo.

Para as empresas isso funcionaria da seguinte forma, as empresas têm um servidor dentro delas que nada mais é do que um micro que se concentra a maioria de documentos ondem todos da rede conseguem acessá-los e também temos as aplicações onde vários usuário fazem alterações ao mesmo tempo. Então é como se a empresa ao invés de ter esse servidor dentro dela ele ficasse em um datacenter que presta este tipo de serviço, e a empresa o acessa através da internet, por exemplo.

Com isso a única coisa que a empresa terá são as informações, o servidor é de responsabilidade do datacenter, atualizações de hardware, falhas, manutenção, risco de incêndio, risco de furto e etc passam a ser preocupação do datacenter.
Assim a empresa economiza espaço físico na empresa, energia elétrica, manutenção, seguro e outras despesas. E como a empresa pode estar acessando pela internet qualquer funcionário pode acessar os dados de qualquer lugar do mundo, um funcionário que está viajando a negócios precisa de algumas informações do sistema da empresa, é só ter internet e acessar.

Uma empresa que presta este tipo de serviço é a Locaweb - http://www.locaweb.com.br/

No site deles tem este vídeo explicando como funciona também: http://www.locaweb.com.br/solucoes/cloud-computing.html?utm_campaign=Cloud+Computing&utm_source=Home+site&utm_medium=adcast

No Olhardigital também tem este vídeo: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=7785&/CLOUD+COMPUTING+SABE+O+QUE+E+ISSO

Não esqueça de deixar seu comentário e se tiver alguma dúvida é só perguntar no comentário que responderei.

t+

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO