terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Revolucionário Ubuntu

Ubuntu Linux é atualmente a distro mais popular do mundo. Tem o intuito de deixar o Linux com uma cara mais amigável, assim, sendo mais intuitivo e simples de usar.
Depois de ver alguns vídeos no Olhardigital (http://www.olhardigital.com.br/) falando sobre o Ubuntu como uma grande maravilha resolvi testar.
Realmente é muito bom, comparando com as outras distros é na minha opinião a melhor mesmo, mais simples, e mais fácil de entender, mais também não imita o Windows não. Com essa distro você consegue instalar e remover programas com uma ferramenta dele que parece com a do Windows, existe uma lista enorme de programas que podem ser instalados, para configurar redes, área de trabalho e etc... também é simples.
Nos testes que fiz consegui fazer praticamento tudo o que um usuário doméstico faz, naveguei na internet, assisti vídeos no YouTube, Olhardigital e ouvi músicas online na Rádio UOL.
Um único problema é que na Rádio UOL o plugin necessário para Linux, pelo menos os que encontrei e que funcionaram, não são totalmente compatíveis. Por exemplo, quando você quer ouvir uma seleção da rádio com várias músicas, em um dos plugins não tem o botão avançar ou voltar música e se você clica em alguma música da lista para tocar não funciona, no outro até aparece os botões como o plugin do Windows Media Player que tem para o Windows mais não funcionam. Mais parece que o UOL está mudando a rádio e não usará mais o plugin do Windows Media Player para tocar, a partir daí parece que funcionará bem.
Mas quando nos deparamos com agumas dificuldades temos que ter em mente, que estamos usando Linux e não Windows e que também temos que usá-lo como Linux.
Bom, depois dos testes e tudo mais cheguei a conclusão que o Ubuntu é uma excelente distribuição Linux, vale a pena testar, mas ainda não é tão simples para um usuário doméstico que nunca teve um contato com o Linux, para uma pessoa que já tem um pouco de experiência com informática da para se virar bem, mais quando precisar procurar e instalar algum plugin vai ter que ralar um pouco, mais que no Windows.
O Ubunto é gratuito, basta entrar no site e baixar ou até mesmo solicitar um cd que é entregue e sua casa sem custo algum.
Tem uma interface agradável, tem várias opções de personalização e efeitos gráficos que segundo alguns usuários é bem melhor do que o do Windows Vista.
A única distribuição que vi até hoje que parece com o Ubuntu, na característica de destinado ao usuário doméstico e simples de usar é a distribuição brasileira Kurumin.
Bom, se você quiser baixar e testar vou deixar o link do site, http://www.ubuntu-br.org/

Vídeo do Olhardigital







Comente este Post.

Se tiver alguma dúvida ou quer saber mais sobre algum assunto deixe um comentário com o assunto.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO